Leituras
Escreva subtítulo aqui

Observação de aves

Proteção à natureza

Observação de aves no Brasil

Um importante marco para a observação de aves no Brasil foi a realização do primeiro Avistar Brasil (Encontro Brasileiro de Observação de Aves) em 2006. Este encontro propiciou a criação de diversos clubes de observação de aves e de novos roteiros para a atividade.

Desde sua primeira edição, o evento cresceu muito e passou de cerca de 150 inscritos na primeira edição, para 780 inscritos em 2013. O evento é realizado no Parque Villa Lobos na capital paulista desde 2007 e cerca de 8 mil pessoas visitaram a feira na edição de 2013, sendo hoje a maior feira de Observação de Aves da América Latina. Desde o primeiro ano a SAVE Brasil viabiliza institucionalmente a realização do evento. 

Quem observa aves

A observação de aves é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente.

Possibilita um contato direto com a natureza, beneficiando o corpo e a mente, sem exigir um grande esforço físico do participante.

Como as aves ocorrem em praticamente todos os ambientes, podem ser observadas tanto em praças e jardins dentro das cidades, como em áreas mais isoladas e preservadas, como as muitas Unidades de Conservação existentes em nosso país. A atividade garante um aprendizado constante, de forma que quanto mais espécies um observador aprende a identificar, mais habilidoso e com um censo de percepção apurado ele ficará para novas observações. Assim, sempre há a possibilidade de observação de espécies ainda não conhecidas, raras ou de beleza única, tornando a atividade extremamente dinâmica e recompensadora. A observação de aves também é uma excelente oportunidade para interagir com outras pessoas, fazer novos amigos, intensificar relações interpessoais e compartilhar o conhecimento.

Estar bem informado é fundamental! 

Estes guias, entre outros, ajudarão você a identificar as aves.